21 de novembro
15:00 – 16:00 Conferência Plenária
“Tecnologias digitais na aprendizagem da matemática: potencial e desafios para o desenvolvimento da competência tecno-matemática“
Conferencista: Susana Carreira
Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade do Algarve
Adquirir fluência tecno-matemática representa um desafio e uma oportunidade fundamentais na educação matemática contemporânea, enquanto competência essencial na formação de indivíduos capazes de pensar matematicamente em ambientes complexos e tecnologicamente permeados. O conceito de fluência tecno-matemática integra o conhecimento matemático e o conhecimento das tecnologias digitais disponíveis, de formas produtivas e criativas. Centra-se na utilização eficiente das tecnologias para resolver, modelar e explorar problemas matemáticos e para exprimir soluções, envolvendo tanto estratégias e métodos matemáticos como a perceção das potencialidades específicas das ferramentas digitais. Portanto, situar a fluência tecno-matemática no centro das práticas pedagógicas atuais implica ter em atenção o alinhamento entre os tipos de problemas propostos e as ferramentas tecnológicas utilizadas, construindo pontes que potenciem a compreensão conceptual dos problemas e questões matemáticas e a comunicação matemática das soluções.
Nesta conferência colocarei em destaque o papel fundamental da resolução de problemas como motor da utilização sistemática de ferramentas matemáticas digitais no ensino e aprendizagem da matemática, argumentando que estas são atualmente incontornáveis na prática matemática de profissionais, nomeadamente em domínios científicos e tecnológicos.
22 de novembro
11:00 – 13:00 Painel Plenário
“Tecnologias emergentes no ensino e aprendizagem da matemática: Que desafios para a investigação em Educação Matemática?“
Intervenientes:
João Filipe Matos, Universidade de Lisboa, Portugal
Helena Rocha, Universidade Nova de Lisboa, Portugal
Silvia Moral-Sánchez, Universidad de Málaga, Espanha
Hélia Jacinto (moderadora), Universidade de Lisboa, Portugal
Este painel pretende analisar criticamente o papel das tecnologias emergentes na educação matemática, com foco na Realidade Aumentada/Realidade Virtual e Inteligência Artificial. Parte de uma conceptualização de “tecnologia emergente” em educação, explorando experiências de investigação que revelam tanto o potencial inovador destas ferramentas quanto as suas limitações, bem como as questões pedagógicas e didáticas associadas à sua integração. Serão apresentados exemplos e evidências empíricas sobre a utilização de tecnologias de Realidade Aumentada/Realidade Virtual e Inteligência Artificial no ensino e na aprendizagem da matemática. O debate visa perspetivar o futuro da investigação em tecnologias emergentes na educação matemática, identificando lacunas e prioridades para aprofundar o conhecimento e otimizar a sua integração no ensino e aprendizagem da matemática.
16:30 – 17:30 Conferência Plenária
“Mathematics education in an age of generative AI: an analytical overview of potentials, limitations and research needs“
Conferencista: Hans-Stefan Siller
Universidade de Wurzburgo, Alemanha
University of Würzburg, Germany
Generative AI poses new challenges for mathematics education. While the generative AI systems demonstrate considerable potential in terms of facilitating task and lesson planning for mathematics educators and serving as a learning aid for students, it is important to acknowledge their significant limitations. It is imperative to critically evaluate the error-prone nature of AI and the dearth of pedagogical competencies among educators in leveraging this technology. To address these challenges and leverage the potential of AI, it is crucial to place human needs, relations, and well-being at the centre of AI-enhanced teaching-learning-scenarios. It is imperative to critically evaluate the danger of student overdependence on AI and the neglect of critical human interaction in the educational process. There is an urgent need for research that addresses the role of humans in the teaching-learning process of mathematics mediated by Generative AI. The presentation will emphasise these aspects and demonstrate methods through which a human-centred and equitable integration of AI into the educational landscape can be achieved. The objective is to utilise generative artificial intelligence as a tool to ensure that mathematics education is aligned with future needs and trends.